Descubra mais sobre a Meteorologia na Maia

Tel: 22 406 21 26 | Email: geral@maiahoje.pt



Museu é palco para conversas sobre educação patrimonial

Museu é palco para conversas sobre educação patrimonial

“Conversas no Museu” é o nome da recente iniciativa a realizar no próximo sábado, dia 10 de dezembro, pelas 15h, no Museu de História e Etnologia da Terra da Maia.

O evento, que se debruça sobre as preocupações atuais ligadas aos museus, património e educação, terá o contributo de testemunhos que atentarão para a importância da educação e educação patrimonial em museus.  Será também apresentada a realidade do Museu Municipal em Educação Patrimonial com os respetivos resultados, emanados de um projeto de investigação, nos processos de ensino-aprendizagem da comunidade escolar maiata.

A entrada é gratuita e o maior objetivo da iniciativa é mostrar a importância da educação, particularmente a patrimonial em museus, e que esta pode contribuir para a mudança da postura das gerações na sua relação com o património e com as instituições museológicas.

Educar em museus implica construir significados partindo dos objetos, recorrendo a meios e estratégias de mediação patrimonial que impulsionem um envolvimento ativo – físico, intelectual e emocional - dos sujeitos com os objetos, criando espaços para experiências pessoais e educacionais produtivas para a promoção de uma aprendizagem efetiva, ativando memórias singulares e promovendo posturas positivas na relação futura com o património e com os museus.

Educar em museus é uma preocupação atual e, deste modo, importante no que diz respeito à respetiva missão central e campo de ação, a sociedade e seu desenvolvimento.

07-Dec-2016 às 10:18, Ana Sofia Silva

Escreva um comentário

Fórum da Maia recebe "Ol(h)á Florbela!" Fórum da Maia recebe "Ol(h)á Florbela!"

É já amanhã, dia 16 de setembro, pelas 21h30, que o Fórum da Maia será palco da divertida revista portuguesa "Ol(h)á Florbela!".

Continuar a ler »