Descubra mais sobre a Meteorologia na Maia

Tel: 22 406 21 26 | Email: geral@maiahoje.pt



Esclarecer os alunos e atenção ao ambiente

Esclarecer os alunos e atenção ao ambiente

Mais de 80 alunos estiveram presentes, na passada sexta-feira, dia 21 de abril, na formação Sub-18, levada a efeito pela JSD Maia, a convite da Associação de Estudantes da Escola Secundaria do Castêlo da Maia.

O objetivo desta formação foi debater com os mais jovens "O que é a política?" e "Para que serve a política?", fomentando a sua disponibilidade para uma participação cívica ativa. 
Esta formação, contou com a presença de Pedro Brilhante em representação da Comissão Política Nacional da JSD, do Vice-Presidente da JSD Maia e Coordenador Concelhio para a Formação, Pedro Miguel Carvalho e do Secretário-Geral da JSD Maia, Tiago Reis.
Visita à Maiambiente
Já no passado sábado, 22 de abril, a JSD Maia reuniu com Carlos Mendes, Diretor-Geral da Maiambiente, empresa municipal que, desde 2001, por delegação da Câmara Municipal da Maia, tem como propósito a remoção dos resíduos sólidos urbanos, a recolha selectiva de materiais recicláveis e a manutenção da higiene e limpeza dos locais públicos. Durante a reunião, Carlos Mendes fez uma breve resenha histórica da empresa, que acompanha desde o início, em que foram evidentes «o arrojo e o vanguardismo da empresa, que, na atualidade, é financeiramente sustentável». 
A Maia é pioneira na recolha seletiva porta-a-porta em toda a área concelhia, alcançando indicadores de reciclagem por habitante, muito acima daquilo que é a média nacional. Contudo, a vontade de inovar não pára e a empresa tem vários projetos para o futuro, que se deram a conhecer. Talvez o mais esperado de todos será o sistema de cobrança PAYT, que pretende ser um modelo de cobrança mais justo, que visa beneficiar quem mais recicla. Trata-se de um projeto que pretende ser motivador e catalisador de mais e melhores práticas ambientais e em simultâneo que permita à Autarquia otimizar processos de recolha e tratamento de resíduos reduzindo custos. A implementação deste projeto ainda está dependente de desenvolvimento de tecnologia e condições de base para que o sucesso esteja assegurado, não havendo, ainda, um calendário definido para a implementação. 
«A JSD Maia felicita todos os trabalhadores e colaboradores da Maiambiente, nas pessoas do seu diretor-Geral, Carlos Mendes, e do seu presidente, António Silva Tiago, pelo caminho de excelência percorrido até agora e pela performance atingida pela empresa, que é uma referência nacional e, mais do que isso, é uma referência europeia, como atesta o reconhecimento internacional que tem tido» diz a Comissão Política Concelhia da JSD Maia.
08-May-2017 às 10:49, Ana Sofia Silva

Escreva um comentário

«As pessoas escolhem a Maia para viver por alguma coisa» «As pessoas escolhem a Maia para viver por alguma coisa»

“Maia Em Primeiro” é uma das coligações políticas que concorre à CM Maia e à Assembleia Municipal. Com maioria no actual executivo, apostam na continuidade do projecto que levou a um crescimento demográfico de 12,5%, bem acima da média da Área Metrop

Continuar a ler »