Descubra mais sobre a Meteorologia na Maia

Tel: 22 406 21 26 | Email: geral@maiahoje.pt



Fátima um Centenário de emoções

Fátima um Centenário de emoções

Quando se comemoram 100 anos das aparições aos pastorinhos, Fátima contou com a presença do Papa Francisco, sumo Pontífice da Igreja Católica, e os fiéis acorreram em massa, enchendo o Santuário e as proximidades.

O avião da Alitália que transportava o “sucessor de Pedro” chegou a Portugal escoltado por dois caças da Força Aérea, tendo aterrado na Base Aérea de Monte Real. Sua Santidade seria, de seguida, transportado de helicóptero até ao estádio de Fátima que a partir de hoje toma o seu nome.

Pelas 18h quando passou pelo Pórtico Jubilar, um terço enorme da autoria de Joana Vasconcelos, já o Santuário estava praticamente cheio com muitos dos presentes a marcarem lugar desde manhã cedo, procurando assim aceder, ou ficar próximos dos arruamentos interiores onde passaria o Papamóvel. Foram assim cinco centenas de milhares de pessoas a aplaudir a visita do Papa “do povo”, que seguiu diretamente para a Capelinha das Aparições onde ofereceu a terceira Rosa de Ouro a Nossa Senhora, recolhendo-se ao silêncio mais de cinco minutos, inteiramente correspondidos pela gigante plateia. Um momento de grande emoção quando, meio milhão de pessoas remetidas ao silêncio criam um daqueles momentos de arrepiar até os menos crentes. Único pela dimensão pois equivalente a muitos estádios de futebol cheios, e sublime para quem o viveu.

Na sua oração Francisco lançou: “Percorremos todas as rotas, seremos peregrinos de todos os caminhos, derrubaremos todos os muros, vencendo todas as fronteiras em direção a todas as periferias”.

Após pausa ara repouso e jantar, no regresso para a cerimónia da Procissão de Velas, Francisco fez questão de fazer boa parte do percurso a pé, e presidiu às cerimónias na Capelinha das Aparições dirigindo-se aos presentes: “Amados peregrinos de Maria e com Maria. Obrigado por me acolherdes a mim nesta peregrinação vivida na esperança e na paz. Desejo assegurar-vos a quantos estais unidos comigo, aqui ou em qualquer outro lugar, que vos tenho a todos no coração. Sinto que Jesus confiou em mim e, a todos, abraço e confio a Jesus.”

No final retirou-se para descansar, seguindo-se a missa presidida pelo Cardeal Pietro Parolin, secretário de Estado do Vaticano.

Imagens

13-May-2017 às 0:55, Francisco Bacelar

Escreva um comentário

Santuário de Fátima: Jacinta e Francisco canonizados Santos pelo Papa Francisco Santuário de Fátima: Jacinta e Francisco canonizados Santos pelo Papa Fra...

No momento em que passavam cem anos sobre as primeiras aparições, Jacinta e Francisco foram canonizados como os mais jovens Santos não mártires da Igreja Católica.

Continuar a ler »