Descubra mais sobre a Meteorologia na Maia

Tel: 22 406 21 26 | Email: geral@maiahoje.pt



Santuário de Fátima: Jacinta e Francisco canonizados Santos pelo Papa Francisco

Santuário de Fátima: Jacinta e Francisco canonizados Santos pelo Papa Francisco

No momento em que passavam cem anos sobre as primeiras aparições, Jacinta e Francisco foram canonizados como os mais jovens Santos não mártires da Igreja Católica.

Dando continuidade à Procissão de Velas do dia anterior, os peregrinos acorreram em massa, diríamos que ainda em maior número ao Santuário de Fátima para assistirem à Missa presidida pelo Papa Francisco, e à canonização de Jacinta e Francisco.

Á hora de início das cerimónias era impossível entrar no Santuário e muito difícil circular a pé nas imediações. Algumas estatísticas falavam no milhão de pessoas, e pelo que nos foi dado ver, pensamos não andarem longe.

Um pouco antes já o Papa Francisco escrevia no Twitter: “Sempre que olhamos para Maria, voltamos a acreditar na força revolucionária da ternura e do carinho”, uma fase inspiradora para a jornada que se seguia, e que começou com um encontro com o nosso primeiro-ministro António Costa, seguindo depois para a Basílica de Nossa Senhora do Rosário onde prestou homenagem aos pastorinhos, diante dos seus túmulos.

Já no Santuário, o Sumo Pontífice iniciou a missa de canonização apelando ao sacrifício: "A vida só pode sobreviver graças à generosidade de outra vida." É preciso dar tudo, não poupar nada.”, preconizando uma Igreja pobre de meios mas rica no amor, que deixa de lado o esbanjamento, alargando-se na sua ação à abertura fora dos irmãos de Batismo, chegando sobretudo aos “doentes e pessoas com deficiência, os presos e desempregados, os pobres e abandonados", lugar onde segundo o Papa Francisco deve estar a Igreja.

Já quando se dirigiu aos doentes disse Francisco ; “São um tesouro precioso da Igreja e não tenham vergonha de o ser, nem se deixem ficar como meros recetores da solidariedade”.

No final o Papa Francisco saiu de Papamóvel tomando depois um automóvel que o levou novamente à Base Aérea de Monte Real, onde desta feita num avião da companhia aérea nacional – TAP – partiu em direção a Roma, novamente escoltado por dois caças F16 da nossa força aérea.

Terminou desta forma mais uma visita de um Papa ao nosso país, desta feita numa data carismática, o Centenário das Aparições, a que se soma a canonização de Jacinta e Francisco, há tantos anos aguarda pelos devotos.

O MaiaHoje viveu por dentro estes momentos especiais, e teve oportunidade de assistir a muito mais do que as imagens em foto ou vídeo podem transmitir, podendo apenas ser “captadas” com a presença física. Falamos da obstinação dos peregrinos por chegarem, por vezes já sem quaisquer condições físicas, mas que a crença, a vontade e o desejo sobrepõe ao físico, bem como a emoção que se sente nessas pessoas quando rezam ou assistem às cerimónias.

Indescritível e único!

Imagens

13-May-2017 às 16:57, Cátia Bukh

Escreva um comentário

Fátima um Centenário de emoções Fátima um Centenário de emoções

Quando se comemoram 100 anos das aparições aos pastorinhos, Fátima contou com a presença do Papa Francisco, sumo Pontífice da Igreja Católica, e os fiéis acorreram em massa, enchendo o Santuário e as proximidades.

Continuar a ler »