Descubra mais sobre a Meteorologia na Maia

Tel: 22 406 21 26 | Email: geral@maiahoje.pt



18 anos do Maiahoje!

18 anos do Maiahoje!

Opinião do diretor de informação, Artur Bacelar.

Passo a passo, com esta edição, atingimos a maioridade.
São 18 anos de imagens da nossa terra e de tudo o que mais importante por cá se passou. 18 anos a testemunhar projectos maiatos, uns concretizados outros não, de dificuldades, de vitórias, de casos de vida, de história.
Quando nasceu o MaiaHoje, não ocupamos o espaço de ninguém. Havia duas publicações entretanto extintas em papel, o Jornal da Maia e o Notícias da Maia (publicação sedeada em VN Gaia) que não estavam acessíveis em banca, sendo disponibilizados apenas por assinaturas. Foi essa falta, de um jornal acessível a todos que nos motivou e que veio colmatar a falha existente. A este propósito há 18 anos que marcamos também presença na internet.
Hoje, alicerçamos o nosso projecto e preparamo-nos para o defender perante os novos desafios de comunicação. Temos os meios, continuam a faltar os apoios económicos para fazer mais e melhor, mas o animo e a esperança continuam em níveis elevados e se não concretizarmos à velocidade que gostaríamos, fá-lo-emos mais lentamente, mas sempre cimentados em bons pilares de sustentação.

Durante o último ano, continuamos a cimentar o Maiahoje em versão papel, cujo suporte, contrariamente ao que alguns vaticinavam, não “morrerá” tão cedo. Lentamente, de forma pacífica, sem pressas, processamos a passagem do MH online para o nosso “bébé” Jornal da Maia, que será a bandeira no noticiário online com edição diária. O projecto televisivo também está a ganhar dimensão com o MH televisão que terá, para já, distribuição via canais como o Youtube e Facebook. Há 18 anos que já efectuamos os primeiros testes, de emissão vídeo em directo, com sucesso. É uma luta entre David e Golias, com avanços e retrocessos devido aos elevados investimentos necessários. Ainda durante o último ano, inauguramos o nosso estúdio de televisão, equipado com sistema “chroma key”, idêntico aos das televisões actuais.

Tecnicamente preparados e bem equipados, há, no entanto, um longo caminho a percorrer, essencialmente de investimentos em meios humanos para um serviço público relevante, que urge resolver, para o qual a comunidade tem que despertar.
Na Maia, o MaiaHoje é uma referência de informação, com 18 anos de informação séria. As nossas páginas estiveram e estão sempre abertas a todas as opiniões e formas de pensamento. Fora das barreiras do concelho o MaiaHoje é bem conhecido por ser um exemplo de jornalismo ao melhor nível, com os nossos profissionais a exibirem com orgulho o facto de nos representarem. É usual ao sermos questionados qual o órgão que representamos, sermos brindados por colegas e interlocutores, com palavras de reconhecimento do profissionalismo e camaradagem, o que nos deixa honrados e felizes.
Não temos dúvidas em cumprir as regras deontológicas e legais, como um princípio do qual não abdicamos. Estamos no grupo líder da imprensa regional a Norte, sem preocupações com essa “distinção”, porque, o que é realmente importante, é não cair na vulgaridade de uma espécie de trabalho amador, que muitos confundem com jornalismo, mas não passa de uma manipulação encapotada de informação.
A todos os nossos leitores agradecemos pela confiança com que nos honram durante estes anos, desejamos ser merecedores dessa continuidade e tudo faremos para concretizar esse desejo. Obrigado.

07-Feb-2018 às 11:25, Ana Sofia Silva

Escreva um comentário

Alberto Santos é o melhor candidato à distrital do Porto do PSD Alberto Santos é o melhor candidato à distrital do Porto do PSD

Opinião de Victor Dias.

Continuar a ler »