Descubra mais sobre a Meteorologia na Maia

Tel: 22 406 21 26 | Email: geral@maiahoje.pt



Alerta amarelo até sexta

Alerta amarelo até sexta

A Protecção Civil da Maia emitiu hoje um aviso à população devido ao tempo quente e seco que se vai fazer sentir nos próximos dias. Condições meteorológicas propícias ao aumento do risco de incêndio.

Segundo o aviso, são esperadas temperaturas máximas iguais ou superiores a trinta e cinco graus e mínimas a rondar os vinte graus em todo o território, com vento fraco nas regiões do interior e moderado no litoral e ao final do dia.

Estas condições meteorológicas, que deverão durar até às 20h00 de sexta-feira, são consideradas «propícias ao aumento dos índices de risco de incêndio florestal para níveis muito elevados, bem como o número de ocorrências relacionadas», pode ler-se no comunicado.

O Serviço Municipal da Protecção Civil (SMPC) da Maia recorda que, nesta situação, não é permitido fazer queimadas nem fogueiras, para recreio, lazer ou para confecção de alimentos; utilizar equipamentos de queima e de combustão destinados à iluminação ou à confecção de alimentos; queimar matos cortados e amontoados e qualquer tipo de sobrantes de exploração; lançar balões com mecha acesa ou foguetes, fumar ou fazer lume em espaços florestais e vias que os circundem, fumigação ou desinfestação em apiários com fumigadores que não estejam equipados com dispositivos de retenção de faúlhas.

A Protecção Civil recomenda que sempre que seja detetado um foco de incêndio, este seja comunicado, de imediato, ao Corpo de Bombeiros da área (BV Moreira-Maia 229421002 e/ou BV Pedrouços 229012744) ou através da linha de emergência de incêndios florestais 117.

19-Aug-2013 às 17:38, Rita Santos

Escreva um comentário