Descubra mais sobre a Meteorologia na Maia

Tel: 22 406 21 26 | Email: geral@maiahoje.pt



TROFA: Concurso Lusófono - Prémio Matilde Rosa Araújo

TROFA: Concurso Lusófono - Prémio Matilde Rosa Araújo

Conto "Sebenta esquecida de Tomé cabeça na lua" da autoria de Diogo Teixeira foi o Vencedor 2012 do Concurso Lusófono da Trofa - Prémio Matilde Rosa Araújo

Conto "Sebenta esquecida de Tomé cabeça na lua" da autoria de Diogo Teixeira foi o Vencedor 2012 do Concurso Lusófono da Trofa - Prémio Matilde Rosa Araújo
Aproveitando as comemorações do 14º aniversário de criação do Concelho, a Câmara Municipal da Trofa anunciou, no passado dia 19 de novembro, os vencedores da edição 2012, do Concurso Lusófono da Trofa - Prémio Matilde Rosa Araújo, numa cerimónia realizada na Casa da Cultura da Trofa.
 
A sessão contou com uma récita do cantor e interprete Pedro Salgueirinho que deu voz a temas dos musicais Fantasma da Ópera e West Side Story.
 
Além da presença de alguns elementos do júri de pré-seleção do concurso marcaram, também, presença os escritores Jorge Velhote e Pedro Seromenho, convidados especiais desta edição do concurso, que juntamente com Isabel Minhós e Valter Hugo mãe constituíram o Júri final do Concurso.
 
A cerimónia que relembrou a madrinha do Concurso Lusófono - Prémio Matilde Rosa Araújo, que tem a parceria do Instituto Camões teve como ponto alto a divulgação dos vencedores 2012.
 
Assim, os contos "A Mania da Toupeira" da autoria de Marlene Correia Ferraz, de Viana do Castelo, e "Uma elefanta no Jardim" de Fernando Manuel Amorim Giestas, de Canas de Senhorim, foram ambos distinguidos com uma Menção Honrosa. Já o Prémio Melhor Ilustração Original - 2012, no valor de 500 euros foi atribuído a Susana Maria Seixas Alves Matos, de Lisboa, enquanto o Prémio Lusofonia 2012, no valor de 400 euros, foi conferido ao conto "Bem Debaixo do Nariz", da autoria de Carina Castro Mota de Oliveira, do Brasil.
 
O grande vencedor do Concurso Lusófono - Prémio Matilde Rosa Araújo - edição 2012, no valor de 1 500 euros foi o conto "Sebenta esquecida de Tomé cabeça na lua", da autoria de Diogo da Veiga Pinto de Sampayo Teixeira, de Lisboa.
 
De salientar que a edição do Concurso Lusófono da Trofa - Prémio Matilde Rosa Araújo desta ano contou com um total de 230 participantes, oriundos dos vários países de língua oficial portuguesa, como Brasil, Timor, S. Tomé, Cabo Verde e Angola.
 
A Presidente da Câmara Municipal da Trofa, Joana Lima, deixou os parabéns aos premiados e lembrou a importância desta iniciativa como "um exemplo de vitalidade dos autores que escrevem em português", e deixou a promessa de "continuar a apostar no Concurso Lusófono como um dos pilares das políticas culturais da Autarquia Trofense".
 

Imagens

22-Nov-2012 às 21:13, redacção

Escreva um comentário