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Escolas na Maia integram projeto sobre valorização da água

Escolas na Maia integram projeto sobre valorização da água

Projeto pretende sensibilizar os alunos, dos seis aos dez anos, para um uso eficiente e sustentável da água.

Leia esta e outras notícias na edição em papel nº532, de 04 de fevereiro de 2022, do seu Maia Hoje.

Algumas escolas, localizadas nos concelhos da Maia, Matosinhos, Penafiel, Porto, Póvoa de Varzim, Trofa e Vila Nova de Gaia receberam kits da Expedição H2O- À descoberta do valor da água. O kit, entregue aos alunos, é constituído por um livro infantil intitulado de “Á-G-U-A, o que é a água?!”; um puzzle; uma banda desenhada; um jogo da glória e um conjunto de atividades que são acompanhadas por fichas pedagógicas que apoiam tanto os professores, como educadores e encarregados de educação na execução das atividades e na explicação dos conceitos associados a cada uma.

Numa primeira fase foram distribuídos gratuitamente 100 kits junto das entidades que assumiram o compromisso de participar nas restantes fases do projeto, desenvolvendo as diversas atividades e permitindo a exploração dos materiais pedagógicos desenvolvidos. Desta forma estarão a participar na troca de experiências entre a comunidade escolar através dos webinar. Atualmente, todos os materiais estão disponíveis para venda aqui.

O projeto, que envolve 45 escolas, consiste no desenvolvimento de um conjunto de materiais didáticos e pedagógicos, criados a partir do grande tema da água. Estes recursos educativos vão permitir aos pais e aos professores, trabalhar a temática da água e dos recursos naturais de uma forma transversal e pluridisciplinar, transmitir boas práticas ambientais, para que os mais novos se tornem agentes de mudança, junto das suas famílias e comunidade.

São várias as atividades que se podem desenvolver, tais como, o desafio construção de instrumentos musicais; a calculadora a água que não vemos; um conjunto de experiências relacionadas com a temática da água: por onde viaja a água, inspetor das fugas, à distância de uma torneira e características da água; e ainda um peddy-paper, explorar a água à nossa volta. Através destes materiais as crianças vão descobrir todos os segredos da água e explicar ao “Atlântico”, nome de um aluno que se esqueceu deste recurso precioso, como preservá-la e geri-la melhor.

Segundo Susana Palminha, coordenadora do projeto da BoG, entidade responsável pelo desenvolvimento do projeto, era «procurado desenvolver um conjunto de materiais que serão usados em contexto educativo formal e informal, nomeadamente nas salas de aula, centros de estudo e atividades de tempos livres, ou em casa. Desta forma pretendemos contribuir para o fortalecimento da participação dos cidadãos e da capacitação e sensibilização para a redução do consumo de água, promovendo uma cidadania ativa no domínio do desenvolvimento sustentável».

O projeto, Expedição H2O – À descoberta do valor da água, está enquadrado no Programa “Apoiar uma nova cultura ambiental, no âmbito da Estratégia Nacional de Educação Ambiental (ENEA 2020) – Saúde de qualidade, água e cidades e comunidades sustentáveis” – Edição de 2021, promovido pelo Ministério do Ambiente e Ação Climática através do Fundo Ambiental.

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