A vida acontece nos intervalos. Estratégias de comunicação pós-pandemia.
Sei o que a vida reserva no início e no fim, por isso, só posso acrescentar valor…nos intervalos. Como? As viagens, o digital, a política, a economia, o desporto, o marketing e as Smart Cities acontecem nos intervalos de cada um e de forma diferente. Não, não volto a falar no Vírus e nas fragilidades que provocou na qualidade de vida de todos nós. Já tenho uma alergia a este tema, que me deixa apreensivo: aconteceu a todos e não só a nós. O Turismo é Global e Portugal só sairá desta crise quando os mercados activarem as suas linhas e circuitos In. Não estamos sós e acredito que a Europa, sabendo da importância (PIB) do Turismo não abrirá mão de injetar dinheiro nas economias. Esta é a única estratégia e não existe outra. Estamos todos no mesmo barco. Quem não sente, não entende nunca e por isso voltaremos ao turismo na sua qualidade, na vertente Smart, com as cidades e os Estados. “Bora lá” conversar sobre turismo do século XXI e a comunicação ideal que nos trará rentabilidade: o cliente e/ou turista. A economia da cidade não é muito diferente? Neste tempo de paragem e de reflexão é importante preparar 2021 e seguintes, pois acredito no pleno (com vacina) em 2024/2025. Até lá, só ficarão os melhores, os que tiveram condições financeiras e os mais criativos. Continuo a insistir num desenho diário (as vezes utópico) de estratégias para comunicar com eficácia a custos reduzidos, na empresa. Inbound e Outbound são fundamentais. É primordial conseguir atrair e procurar novos e rentáveis mercados, novos clientes e acima de tudo, manter os que tem, satisfeitos. Nesta altura do ano, depois de acossados com a pandemia e com a injecção dos apoios, às empresas, atrasados (prevê-se em 2021, quando já deveria ter sido ontem), não conseguimos mensurar quem sobreviverá a esta calamidade económica, no universo de todas as empresas que lidam com o público. Quem tiver menos encargos e mais poder de negociação, estará melhor…Aguentar, é a palavra-chave. Defendo por isso 10 estratégias e outros tantos conceitos, de só” 10 tendências iniciais que defendo para o turismo, face à comunicação e ao marketing da empresa, para 2020. Quando tiverem algum tempo, marcamos um café para conversar com mais pormenor e profundidade. 1 – atualizar os amigos no Facebook, face aos interesses comerciais; 2 – marcar histórias com regularidade no Instagram; 3 – partilhar no LinkedIn o conhecimento, com as conexões; 4 – técnicas de vendas nas redes sociais; 5 -anunciar com formatos apelativos; 6 – seguir segmentos etários; 7 – utilizar o Tweeter com eventos importantes da empresa; 8 – atualizar os clientes com base em alguns indicadores escolhidos( ex: residência ) 9 – usar msg com regularidade; 10 – o e-mail com informações constantes e diversificadas; Algumas dicas que deve ter em conta. Uso com regularidade. Sei que dá muito trabalho, são muitas horas de análise e rigor, mas se conseguirem organizar as redes sociais em função de objetivos vai ter resultados. Ab bfscomunicação/marketing em redes sociais e presencialmente, para 2020 e seguintes: 1 – Actualizar os amigos (facebook) face aos interesses comerciais; 2 – Marcar histórias com regularidade no Instagram; 3 – Partilhar no LinkedIn o conhecimento, com conexões; 4 – Técnicas de vendas nas redes sociais; 5 – Anunciar formatos apelativos; 6 – Seguir segmentos etários; 7 – Utilizar o Tweeter com eventos importantes; 8 – Actualizar os clientes com base em alguns indicadores (residência); 9 – Usar Messenger com regularidade; 10 – Correio electrónico com informações constantes e diversificadas. Estas são as estratégias possíveis e que uso, com regularidade, além das possíveis presenciais, que não dispenso. Dá muito trabalho, são muitas horas de análise e rigor, mas se conseguirem organizar as redes sociais em função dos objetivos, vão ter resultados. Desistir é com os fracos…em turismo Somos resilientes.
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