Última Hora

JF Nogueira e Silva Escura esclarece decisão de manter cemitérios abertos

JF Nogueira e Silva Escura esclarece decisão de manter cemitérios abertos

Junta de Freguesia de Nogueira e Silva Escura justifica «compromisso anteriormente assumido perante a população» e «apertar das regras» para manter decisão de abertura dos cemitérios. Presidente de Junta não exclui o encerramento imediato em caso de incumprimento.

A informação de que os Cemitério de Nogueira e Silva Escura iriam permanecer abertos foi avançada esta terça-feira, 27 de outubro, em edital publicado na página oficial do Facebook da Junta de Freguesia de Nogueira e Silva Escura.

Contactado pelo Maiahoje, Ilídio Carneiro, presidente da Junta de Freguesia de Nogueira e Silva Escura, esclareceu que em setembro, em reunião de presidentes de Junta de Freguesia, ficou acordado que «iríamos manter os cemitérios abertos com regras» e ainda «sensibilizar os padres para não efetuarem as procissões aos cemitérios».

Segundo Ilídio Carneiro «a decisão final foi tomada em Águas Santas, numa reunião que decorreu a 21 de outubro», data em que os presidentes de Junta de Freguesia terão voltado a abordar o tema e «acordaram manter abertos no Dia dos Fiéis».

O presidente de junta explica que esta «foi a decisão final, razão pela qual a Junta de Freguesia de Nogueira e Silva Escura decidiu divulgar a informação de que os cemitérios permaneceriam com horário normal de funcionamento», justificando «as pessoas estavam ansiosas para perceber se iríamos abrir os cemitérios ou não, até porque existem negócios inerentes a estes espaços, razão pela qual teria mesmo de ser divulgada uma decisão».

Na manhã desta quarta-feira, 28 de outubro, Silva Tiago terá reunido com os autarcas de Freguesia para, perante o aumento do número de casos de Covid-19 àquela data, discutir a decisão já tomada pelos presidentes de junta.

«A Junta de Freguesia de Nogueira e Silva Escura entendeu que não devia voltar atrás nessa decisão porque demos a nossa palavra e devemos respeito às pessoas», esclareceu, ao Maiahoje, Ilídio Carneiro na sua justificação, acrescentando que «Não haverá procissão aos cemitérios. Manter os cemitérios abertos acarretará mais preocupação, mais trabalho e mais despesa. Para nos certificarmos que tudo correrá pelo melhor e com segurança, contratamos os serviços de uma empresa privada de vigilância para garantir o integro cumprimento das regras. Eu próprio e outros responsáveis da Junta, estaremos lá para sensibilizar as pessoas», disse.

A Junta de Freguesia apela ao uso de máscara e luvas, ao cumprimento das distâncias de segurança e que permaneçam o menos tempo possível no cemitério, sendo que «o incumprimento destas recomendações poderá originar novamente o encerramento temporário do cemitério». Os cemitérios nesta freguesia estarão abertos das 8 às 19horas.

Compartilhar este post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *