Última Hora

MaiaHoje foi a primeira página jornalística local na internet

MaiaHoje foi a primeira página jornalística local na internet

Rubrica Maiahoje “Há 20 anos” – edição 15 de 9 de setembro de 2000.

Há 20 anos, escrevia o director do MaiaHoje em editorial que Narciso Miranda, então Secretário de Estado da Administração Marítima e Portuária e proeminente figura do partido Socialista, enviou uma nota circular a todos os serviços dizendo que o tratamento oficial que deve ser observado quando referem «o nome de Sua Excelência o Secretário de Estado da Administração Marítima e Portuária», é nada mais nada menos do que «Doutor Narciso de Miranda» e não simplesmente Narciso de Miranda como tinha sido até à altura.

Na rúbrica “Postal da Maia”, dava-se a conhecer o descontentamento sobre as obras de quem passava na Rua Nossa Senhora da Caridade, em Vermoim.

A “Prócastêlo” prestava homenagem ao Padre Carlos Almeida tido como «uma figura muito querida dos castelenses, além de sacerdote, foi uma pessoa que se apaixonou pela investigação tendo dedicado parte da sua vida à arqueologia e deixou uma obra de grande valor de estudos sobre os nossos antepassados».

As Danças de Salão também foram destaque numa iniciativa levada a cabo por uma superfície comercial.

O grande destaque foi para a presentação de um “super-festival” de música Pop Nacional, prometia trazer à Maia mais de duas dezenas de artistas, numa maratona de mais de 7 horas de música ao vivo.

Uma notícia “da casa”, dava conta que desde o dia 1 de Setembro de 2000 o Maiahoje inaugurou uma página internet, a primeira de informação local, de um órgão de comunicação maiato. Falava-se da aquisição de servidores próprios (há longos anos em serviço) e da possibilidade de noticiar “quase ao minuto”, numa altura em que não haviam, nem ferramentas próprias, nem redes sociais. A possibilidade de emitir vídeo já era uma ambição a médio prazo e que, dadas as diversas dificuldades, seja de financiamento, sejam técnicas, está somente agora, finalmente, na recta final.

Filarmúsica 2000, foi uma iniciativa da CM Maia, levada a efeito em Milheirós, na noite de 1 de

Setembro. A Banda Marcial de Gueifães rubricou mais um dos seus excelentes concertos.

Secundária de Águas Santas organizou exposição fotográfica intitulada “Gentes, Monumentos e Paisagens”.

A procissão de Folgosa em honra de Santo Ovídio e Santa Cristina; o nº 21 do boletim informativo “Aquis Sanctis” da Junta de Águas Santas; o terceiro Festival Folclórico Nogueirense e o Festival Internacional de Folclore de Águas Santas, foram algumas das notícias em freguesias.

Um espaço novo dedicado às tecnologias era inaugurado e em “espectáculos” escrevíamos sobre o “Big Brother”, um programa televisivo da Tvi que estreou a 3 de Setembro.

Na Área Metropolitana do Porto, num espaço noturno denominado “Santa Gota”, apresentava-se a nova 4X4 Mitsubishi L200 Excalibur.

No Desporto, o destaque foi para o protocolo de Futsal firmado entre a CM Maia e a Associação de Futebol do Porto.

No automobilismo, a Rampa da Sraª da Graça do Campeonato Nacional de Montanha, trouxe alegrias à equipa maiata da “Tenco/F3Auto”. No Futebol, o FC Maia empatava frente ao Vitória de Setúbal. No Hóquei em Patins a Nortecoope apresentava os seus atletas para a época 2000/2001. Em Andebol apresentava-se o 3º Torneio Internacional de Andebol – Cidade da Maia. Destaque ainda para a inauguração dos Jogos Olímpicos de Sidney na Austrália.

Compartilhar este post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *